O Que é WATCHMEN?









O Que é WATCHMEN?


      Watchmen é uma mini-série em quadrinhos,"graphic novel", publicada em 12 edições pela DC Comics entre Setembro de 86 e Outubro de 87.Foi escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons.

      Em 1985, Alan Moore pensava em utilizar um grupo de super heróis, não aproveitados para escrever uma história que ele pudesse ter maior liberdade criativa.
      Moore pensou que os "Mighty Crusaders",da MLJ Comics, pudessem ser o tal grupo, e esboçou um roteiro de mistério e assassinato (que começaria com o descobrimento do corpo do personagem The Shield em um porto). Ele queria chocar o leitor com "o fator surpresa de quando você visse qual era a verdadeira realidade daqueles personagens".
      Também em 85,a DC Comics adquiriu alguns personagens da Charlton Comics.Com essa mesma premissa, Moore montou um projeto com os ex-personagens da Charlton Comics, intitulado "Who Killed the Peacemaker" e enviou uma proposta para a DC. A editora se interessou no projeto, mas foi contra usar os personagens da Charlton na história, na verdade contra usar qualquer personagem da editora.
      De acordo com Moore, "a DC percebeu que seus personagens caros acabariam ou mortos ou inutilizados". A ideia da DC era refazer o projeto com personagens inéditos. Moore achou que isso não traria o choque emocional que ele imaginou aos leitores, mas mudou de ideia."Eventualmente, percebi que se eu escrevesse os personagens substitutos bem o bastante, para que então eles
pudessem ser de alguma forma familiares, certos aspectos deles poderiam trazer ao leitor uma espécie de ressonância ou familiaridade de um super-herói genérico, então podia dar certo."
      Dave Gibbons, que já havia trabalhado com Moore, soube da nova série, e se propôs à participar, então Moore o mandou um esboço geral da história. Gibbons foi aceito, trouxe o colorista John Higgins, e Len Wein entrou para a equipe como editor.

      Originalmente, Moore tinha escrito somente para seis edições, mas a DC queria um projeto com o dobro da edições, então aumentaram o roteiro "interpolando os assuntos principais com temas que proporcionariam uma espécie de retrato biográfico dos personagens principais", ou seja, flashbacks das origens de cada um. Gibbons, assim como Moore teve grande liberdade para desenvolver o visual de Watchmen, inserindo detalhes e mensagens que o próprio Moore admitiu só perceber mais tarde.

      A obra foi, e é, considerada um marco na evolução dos quadrinhos, utilizando técnicas e linguagens antes ligadas apenas a literatura, o cinema e aos quadrinhos ditos alternativos, além de lidar com temas mais maduros e menos superficiais, quando comparada aos comics famosos do mercado norte americano. O sucesso crítico e de público que a série teve ajudou a popularizar o formato conhecido como graphic novel(romance visual), até então pouco explorado pelo mesmo mercado.
      Watchmen foi responsável por despertar o interesse do público adulto para os comics, um formato considerado infanto-juvenil, assim como as obras de Frank Miller, (em destaque Demolidor "The Fall of Murdok" e Batman "The Dark Knight Returns") entre outros.
      Indo contra a Comic Code Authority, que censurou muitas obras em quadrinhos e foi utilizada até meados de 2010, a história contem violência visual e cenas "cruas" da realidade.
      A intenção foi dar verossimilhança aos personagens, torna-los "realistas", não só construindo personalidades complexas como também detalhes culturais, econômicos e políticos, da consequência de super heróis na sociedade. No que  apelidamos de "Manifesto Superman", Moore parte da ideia de que uma criatura tão poderosa quanto um super herói levaria a grandes consequências na geopolítica mundial, economia e comportamento da sociedade. Mostrando assim um ano de 1985 muito diferente do que aconteceu na realidade.
      Apesar de Watchmen ser considerada a historia super heróis de mostra que super heróis são impossíveis, Moore queria reinventar o gênero, não mata-lo, evitando assim arquetipos como herói e vilão, entre outros clichês comuns até os anos 80.

      A série foi muito bem recebida pela critica e pelo público, com vários Prêmios Kirby e Eisner, incluindo o de "Melhor Minissérie", além de uma honraria especial no tradicional Prêmio Hugo, voltado à literatura e também é a única história em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923.










Quem Vigia os Vigilantes?


      A ética e a moral é um tema de destaque, e o título Watchmen refere-se à frase em latim "Quis custodiet ipsos custodes", traduzida como "Who watches the watchmen?" ou "Quem vigia os vigilantes?". Neste sentido, a obra procura questionar o próprio conceito do vigilante e seu direito ou dever em interferir na sociedade, e a quem ele responde.
      Como plano de fundo a historia questiona o papel do artista na sociedade, o controle que a mídia tem sobre a população, dentre outros assuntos polêmicos até hoje como machismo, violência, estupro, racismo e intolerância sexual, cultural e religiosa.



À meia-noite, todos os agentes...


      Watchmen se passa nos EUA de 1985, um país no qual aventureiros fantasiados seriam realidade. Esse que estaria vivendo um momento delicado no contexto da Guerra Fria e em via de declarar uma guerra nuclear contra a União Soviética.
      A trama trata dos desdobramentos de uma conspiração revelada após a investigação do assassinato de um herói aposentado, o Comediante, que atuara nos últimos anos como agente do governo. Em torno da história giram outras tramas menores que exploram a natureza humana e as diferentes interpretações de cada pessoa para os conflitos do bem contra o mal, através do passado pessoais e relacionamentos de cada personagem.

      Retratando os super-heróis como indivíduos reais, que enfrentam problemas éticos, psicológicos e cotidianos, a obra procura questionar o próprio conceito de "super herói", sendo que evita utilizar o termo "super herói".
      Usando técnicas inovadoras no gênero, como o uso frequente de simbolismo, diálogos em camadas e metaficção.
      É um drama de crime e aventura que incorpora temas e referências relacionados a filosofia, ética, moral, politica, cultura popular e de massas, história, artes e ciência.



Sob o Capuz

      Apesar de os personagens de Watchmen serem inicialmente inspirados em heróis da Charlton Comics, vale dizer que Moore tomou emprestado elementos de vários outros quadrinhos, além de criar grande parte dos detalhes.

      Edward Morgan Blake, Comedian (Comediante)
      Um homem que viu o horror do mundo e da humanidade e se refugia no humor. Para o personagem, a ironia é, em vários momentos, um reflexo amargo desse horror. Edward Blake é cínico e violento, sua "alma de militar" o leva a cumprir seus objetivos muitas vezes a um custo alto.
      Adaptado do Peacemaker (Pacificador), com alguns elementos inspirados em Nick Fury.

      Jonathan Osterman, Dr. Manhattan
      É o único herói dotado de super poderes, vê a vida como apenas mais um fenômeno do cosmo, apenas reações químicas. Era um jovem físico nuclear, acidentalmente desintegrado em uma experiência. Aos poucos seus átomos se unem novamente e ele volta à vida diferente. Surge como um ser capaz de manipular a matéria, se teletransportar para pontos distantes do espaço, como outras galáxias, ocupar vários lugares no espaço ao mesmo tempo, ver o seu passado, presente e futuro simultaneamente considerando a relatividade do tempo. Ele possui sentimentos, porém os demonstra de forma diferenciada e sutil. Se torna o grande trunfo dos Estados Unidos na área militar e tecnológica.
      É adaptado do Captain Atom (Capitão Átomo), com alguns conceitos do Superman.

      Walter Joseph Kovacs, Rorschach
      Personagem enigmático, pessimista e com muita força interior, é incapaz de se relacionar normalmente com a sociedade. Projeta na luta contra o Mal seu senso de solidariedade e constrói sua própria moral. Rorschach é um sociopata, considerado o terror do submundo e um fugitivo da justiça. É ele quem move o enredo e todos os personagens desde o começo da saga, ao perceber que um complô está em andamento. Foi baseado nos personagens Questão e Mr. A, da Charlton Comics .

      Daniel Dreiberg, Nite Owl (Coruja)
      Intelectual rico, solitário e retraído, se inspirou no primeiro Nite Owl, o policial Hollis Mason que se tornou um vigilante por se inspirar nos antigos comics de super heróis.É um expert em tecnologia avançada e possui vários equipamentos especiais que usa contra o crime.
      Adaptado de Ted Kord,o segundo Blue Beatle (Besouro Azul) com elementos do Batman.

      Laurel Juspeczyk, Silk Spectre (Espectral)
      Laurie é uma mulher forçada a viver à sombra de sua mãe, que foi a primeira Silk Spectre e a primeira  vigilante a obter lucro em cima do combate ao crime, ainda assim sente prazer no vigilantismo. Mantem um relacionamento com o Dr. Manhattan.
      Adaptada da Nightshadow (Sombra da Noite), com elementos de *(Lady Fantasma) e Black Canary (Canário Negro).

      Adrian Veidt, Ozymandias
      Um visionário brilhante movido por um senso de dever. Seu codinome vem de um poema de Percy Bysshe Shelley, que descreve a estátua do rei Ozymandias esquecida no deserto. É um bilionário excêntrico, considerado o homem mais inteligente do mundo. Seu raciocínio e reflexos sao tamanhos que o tornam um exímio atleta e lutador, conseguindo desviar de balas calculando a trajetória na hora do disparo. Possui um lince geneticamente alterado chamada Bubastis. Se aposentou três anos antes da lei Kenee, que proíbia os vigilantes.
      Adaptado do Thunderbolt, com elemento de personagens super inteligentes como Lex Luthor.







Eu deixo Inteiramente em suas mãos

      Em 2009,Watchmen ganhou uma adaptação para o cinema do gênero ação, dirigido por Zack Snyder,por causa do seu trabalho em 300, uma adaptação da graphic novel homônima de Frank Miller.
      Assim como seu trabalho em 300, Snyder usou a graphic novel como storyboard, porem alterando alguns detalhes a história inclusive o seu final, que gerou criticas negativas por parte dos fãs da obra original. Apesar disso recebeu aprovação de muitos expectadores e da critica especializada.
       No site "Rotten Tomatoes", com tomatometer de 65%, foi dito: “Corajoso e visualmente impressionante, Watchmen é uma adaptação fiel da graphic novel de Alan Moore, mas a sua estrutura narrativa complexa pode tornar difícil para ele a apelar para os telespectadores não já familiarizados com o material de origem”.
      O filme possui 3 versões, o versão do cinema (2:40h), a versão do diretor,com extras (3:10h) , e o "Ultimate Cut" com a adição de mais extras e a animação Black Freighter (3:35h)
      O filme deu origem a um game prequel, intitulado The End is Nigh (O Fim Está Próximo), para Playstation 2, Xbox e PC.
      Em 2012 a DC Comics lançou Before Watchmen (Antes de Watchmen), uma mini-série de histórias prequel da série original, o projeto foi composto de sete volumes e um epílogo one-shot de diversos autores.
     

      E apesar de Gibbons não considerar a adaptação do cinema ruim, ele acredita que "o filme, o jogo e as prequelas, não são Watchmen, são outra coisa". Já Alan Moore as considera, assim como todas as outras adaptações de suas obras, uma ofensa e uma deturpação do trabalho original.


AUTOR: AxL_Zer0


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...