Internet "discada" ainda é usada?





Estava com conversando com um amigo e bateu uma epifania ao mesmo tempo que estranhamente brotou uma ESTRANHA
 nostalgia da época da internet discada... 
-sim, eu disse ESTRANHA!

 Após isso, fiquei me perguntando se após tanto tempo e com o advento da internet banda larga ainda existia algum ser humano capaz de usar essa famosa internet DISCADAgada. Comecei então a pesquisar mais sobre o assunto. 
CHEGUE MAIS, PREPARE-SE PARA OS 
56kbps DO PODER!







Mas internet discada, que bicho é isso?

 Ela deu início lá pelas décadas de 60 com a guerra fria,e criada pela ARPA, e chegou o Brasil aproximadamente por volta de 89 com o lançamento do RNP (rede nacional de ensino e pesquisa) 
- que é isso que nos interessa nesse momento, afinal não vamos nos aprofundar no tema técnico.
Pra resumir, a internet discada era acessada através da linha telefônica.


A internet discada ainda é muito utilizada em várias e várias áreas no Brasil. É principalmente usada nas áreas onde a banda larga ainda não está disponível. Além disse, e áreas mais afastadas da cidade, ou seja, zonas rurais, o cabeamento não chega as casas ou se torna muito mais muito caro a instalação pra ser realizada. Há também um fato que se torna uma desvantagem para a internet banda larga, é que muitas redes de telefonia ( a empresa Oi por exemplo ) dão acesso a internet discada e abrangem áreas muito maiores de cobertura. O acesso "discado" pode ser uma alternativa de custo possivelmente mais barata que a banda larga, dependendo do pacote e do horário de uso.

Outro fato importante pró internet discada é que se faltar energia elétrica e a pessoa ou empresa não tiver gerador sua internet será desligada, mas se estiver conetado ao notebook não irá parar de usa-la... a menos que a bateria acabe! 
A internet discada recebia um apelido carinhoso de merda "banda estreita" devida a sua constante instabilidade, por ocupar a linha telefônica, sua velocidade máxima de 56kbps( o que equivale a velocidade da luz apagada ) e antigamente o preço( que era o mesmo que uma ligação normal).

 em 2005 foi feita uma pesquisa pelo IBGE, que apontava 52% da população brasileira sendo usuária de internet discagada discada, é claro que foi decrescendo conforme os anos até hoje...mas como eu já citei ainda é bem utilizada.



 - Bem, eu já não uso essa maravilhosa internet com velocidade da luz apagada...
 mas cá entre nós, assistir porno em internet discada era treinamento pra preliminares demoradas!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...